Rotary de Panambi Cidade das Máquinas lança projeto com apoio do Instituto Maurício de Sousa
O Rotary Club de Panambi Cidade das Máquinas realizou no mês de agosto o lançamento para as escolas municipais, estaduais e particulares de Panambi do Projeto de Serviços Humanitários, intitulado “Vivendo no Limoeiro”, que iniciou em setembro. O Projeto é uma parceria do Rotary Club de Panambi Cidade das Máquinas, Instituto Maurício de Sousa e produção cultural Danna Comunicação Integrada. O Projeto “Vivendo no Limoeiro” é inédito, e proporciona aprendizagem de desenho e escrita através das oficinas COMO SE FAZ UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS, e adota o padrão do ilustrador Mauricio de Sousa – idealizador da Turma da Mônica – para as crianças, pré-adolescentes e adolescentes.
Para a presidente do clube, Analice Malheiros, “a ideia da oficina é partir dos personagens da Turma da Mônica para ensinar a desenhar e criar histórias”.
O universo das histórias em quadrinhos é pura arte, cultura, informação e educação, sensibilizando e trazendo ao leitor alegria, entretenimento e muita imaginação. Têm a capacidade de prender a atenção e envolver o leitor no ambiente lúdico e no visual colorido, que permite uma nova percepção da realidade. Também contribuem para o ensinamento, o crescimento pessoal e o descobrimento de aptidões que podem influenciar nas escolhas de vida. “Através do Projeto, precisamos democratizar a cultura e proporcionar a oportunidade de sonhar, criar histórias e voar. As oficinas de histórias em quadrinhos nas escolas levam o desenho para os alunos, sem distinção de classes”, conclui a presidente.
Além desse projeto, rotarianos e rotarianas do Rotary Club de Panambi Cidade das Máquinas estão trabalhando em campanhas como da Poliomielite e outras, na área da saúde, educação e lazer em nossa cidade.
*** Informações complementares ***
Sobre o Rotary Internacional (RI)
Os rotarianos se dedicam a ajudar a humanidade há mais de 110 anos.
Composto por 1.200.000 associados, começou com a visão de um homem: Paul Harris. O advogado formou o Rotary Club de Chicago no dia 23 de fevereiro de 1905 para que profissionais de diferentes setores pudessem interagir, fortalecer seus vínculos de amizade e ajudar diferentes comunidades.
O nome “Rotary” surgiu da prática inicial de fazer o rodízio das reuniões entre os escritórios de cada associado. O Lema Rotário 2018/2019 “Seja a Inspiração”, está em sintonia com o desejo do presidente eleito para o Rotary International 2018/2019, Barry Rassin, que é associado do Rotary Club de Nassau Leste, nas Bahamas.
"Eu quero que vocês inspirem os rotarianos dos seus clubes a almejar o sucesso, a querer ser mais, e ir mais longe. Sejam a motivação que instiga os outros a superar seus limites.” (Barry Rassin, Presidente RI 2018-2019).
O lema Dar de Si antes de Pensar em Si reflete o principal objetivo do Rotary na comunidade, no local de trabalho e no mundo. Rotarianos desenvolvem projetos comunitários de prestação de serviços com o intuito de aliviar as carências mais graves. Além disso, apoiam a profissionalização, programas para jovens, oportunidades educacionais e intercâmbios no exterior para estudantes, professores e outros profissionais.
Sobre o Instituto Mauricio de Sousa (IMS)
Mauricio de Sousa sempre desenvolveu diversos projetos sociais, seja através de revistas especiais ou das historinhas, abordando questões sociais no dia a dia, de forma divertida, transparente e lúdica. Com isso, muitas ações começaram a utilizar os personagens dentro da sala de aula para abordar, com os alunos, temas como respeito, justiça, solidariedade, responsabilidade, conscientização e sensibilização sobre direitos e deveres. Em 1997, Mauricio percebeu que era hora de atuar efetivamente na educação de forma sistemática e dirigida. Foi assim que foi criado o Instituto Mauricio de Sousa.
Por acreditar em um futuro melhor, realiza Projetos, Campanhas e Ações Sociais que estimulam o desenvolvimento humano, a inclusão social, o respeito entre as diferenças e a formação de cidadãos conscientes e conhecedores de seus deveres e direitos.
A missão do IMS é o desenvolvimento humano, a diminuição dos níveis de exclusão e desigualdade social, a criação de condições e oportunidades para que as futuras gerações possam desenvolver plenamente seu potencial como pessoas e cidadãos.






