Conheça a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele

Iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta sobre a doença e realiza exames preventivos gratuitos

O Dezembro Laranja de 2018 nos apresenta a campanha “ Se exponha, mas não se queime” com o intuito de prevenir a população De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) a ideia principal é mostrar a população brasileira a importância da prevenção contra o câncer de pele. Para isso, pelo quinto ano consecutivo, a SBD realiza a campanha #DezembroLaranja, iniciativa que recebe o apoio do  Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), para alertar a população sobre prevenção, diagnóstico e acesso ao tratamento da doença no Brasil.

As recomendações básicas para o ano de 2019 da  SBD utilizam de medidas fotoprotetoras, como:

-Evitar os horários de maior incidência solar (das 10h às 16h);

-Utilizar chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo;

-Procurar locais de sombra, bem como manter uma boa hidratação corporal.

A sociedade médica brasileira aconselha para o uso diário de protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30, que deve ser reaplicado a intervalos de duas a três horas, ou após longos períodos de imersão na água.

 

Casos no Brasil

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele.A estimativa para o biênio 2018/2019, é de 165.580 mil novos casos de câncer da pele não melanoma. Um dado novo desse período é que, em relação à última estimativa do Inca (2016/2017), a doença acometerá mais homens (85.170 mil) do que mulheres (80.410 mil). Outra notícia é sobre a estimativa de novas ocorrências de câncer da pele não melanoma ter diminuído em 10 mil casos de um biênio para o outro.

 

Em 2018, a SBD conta com parcerias de órgãos públicos, instituições de saúde e empresas, para trabalhar em colaboração e superar desafios a fim de reverter o número de casos da doença no país. A sociedade civil também está convidada a participar da campanha. Algumas sugestões para quem quiser aderir são: divulgar o mutirão de atendimento para diagnóstico e prevenção do câncer da pele que acontece em todo o Brasil no dia 1º de dezembro; usar laços ou fitas laranjas; e publicar as #DezembroLaranja e #verãolaranja nas redes sociais.

 

Para mais informações sobre o #DezembroLaranja, acesse: www.dezembrolaranja.com.br.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Localizar site dos clubes